Carne Assada na Cebola


Carne Assada na Cebola - carne, cominho, cebola

Carne Assada na Cebola

Carne Assada na Cebola bem desfiadinha, suculenta e bem saborosa. Não leva água nenhuma, apenas cebola e cominho. Você precisa experimentar.

Carne Assada na Cebola

Tempo de PreparoTempo de CozimentoTempo TotalPorçõesAutor
5 minutos1 hora e 30 minutos1 hora e 35 minutos3-4Léo Aguiar

Receita:
Ingredientes:
  • 1 kg e meio de carne de boi para assar
  • 4 cebolas grandes
  • 2 c.c. de cominho
  • 2 cubos ou saches de caldo de galinha ou legumes
Dicas e Notas:
  • Para a carne de boi pode ser usado alcatra, maminha, peito de boi, acém, músculo, fraldinha, lagarto plano ou redondo e até picanha
  • Para o caldo de galinha, você pode optar por colocar 1 ou 2 conchas de caldo concentrado de galinha ou legumes feito em casa, dependendo da consistência. O Ideal é que este caldo dê sabor ao prato, porém não muito intenso.
  • Como na receita usamos cubos industrializados, que já possuem sal em sua composição, não indiquei o sal como ingrediente. No caso do caldo feito em casa, deve ser verificado o sal.
Modo de Preparo:
  • Corte 2 cebolas em rodelas não muito grossas e disponha cobrindo o fundo de uma panela de pressão.
  • Limpe a peça de carne e dependendo do tipo escolhido, retire parte da gordura.
  • Coloque a peça inteira sobre as cebolas. Se não couber na panela, na tem importância cortar em 2 pedaços.
  • Corte as 2 cebolas restantes em rodelas não muito grossas e disponha cobrindo a(s) peça(s) de carne
  • Esfarele o caldo de carne misturando-o com o cominho, e polvilhe sobre os ingredientes que estão na panela.
  • Feche a panela e leve ao fogo alto até ferver, ou seja, quando ouvir o apito fortemente. Abaixe o fogo para mínimo e após 75- 90 minutos, a carne estará pronta. O ponto de cozimento é quando a carne está desfiando.

Não se preocupe em queimar durante a etapa inicial de fogo alto, pois a cebola e a própria carne “choram”. Saiba que esta choradeira é a alma do prato que forma um caldo delicioso, levemente adocicado pela cebola e rico pela carne. Sirva a carne fatiada ou desfiada grosseiramente com o molho formado pelas cebolas.

Servem 3 – 4 pessoas dependendo do acompanhamento


Conheça a História de como aprendi esta Receita:

Conheci este prato com minha sogra, em uma segunda-feira normal, que não fui trabalhar, sei lá por qual motivo e acabei almoçando na casa dela. Lembro que esta segunda-feira foi após um churrasco que meu sogro fez no dia anterior – que por sinal, qualquer dia desses coloco algumas de suas receitas por aqui. Ela pegou um pedaço da picanha que não foi para a brasa, e fez assada na panela de pressão. Achei que não fosse ficar bom, pois nunca tinha visto fazer picanha daquele jeito. Acabei descobrindo um prato tão gostoso e simples, que sempre ao comprar uma peça de carne no supermercado, penso “hummm, acho que vou fazer aquela carne assada na cebola com essa maminha!!!”.

Até hoje, eu e ela discordamos de um ingrediente, que para mim é um dos principais: o cominho. Tenho certeza que, além das cebolas, Dona Regina também temperou com cominho. Independente da dúvida, já fiz esta receita com e sem a especiaria e de qualquer forma fica “show de bola”. Pode ser acompanhada de arroz branco, batatas, uma boa macarronada ou, como prefiro, simplesmente no pãozinho francês!!!!!

 


19 comentários sobre “Carne Assada na Cebola

    1. Léo Aguiar Autor da Postagem

      Ola , nao leva nenhum tipo de óleo ou azeite, apenas a carne, a cebola e o tempero. Pode adicionar uns 100 ml de cerveja caracu , sim. Acredito que ficará bem gostoso este molho. Depois me diga como ficou.
      Abraços Léo Aguiar

    1. Léo Aguiar

      Olá Paula desculpe-me pela demora. Essa dúvida é comum nesse prato. Não leva água nenhuma. A água sai da cebola, da carne e faz um caldo excelente. Obrigado pelo comentário bye bye

    1. Léo Aguiar

      Olá Beatriz, não leva água nenhuma e esse é o grande segredo. O caldo da carne e da cebola sem complementam muito bem. Obrigado pelo comentário. Espero que tenha dado certo a receita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU