Como Monetizar meu Blog de Culinária – Setembro de 2016


Como Monetizar Meu Blog de Culinária Setembro 2016

Como Monetizar Meu Blog de Culinária Setembro 2016

Quando comecei a criar este Blog, não tinha a menor ideia que era possível ganhar algum dinheiro com ele, mas depois de alguns meses comecei a me questionar “Como Monetizar meu Blog de Culinária?”

Todos os meses irei postar a minha saga de monetização, com pontos positivos e pontos negativos , revisando os ganhos, os custos e o resultado mensal.

No mês de Setembro/2016, o ganho foi um pouquinho maior que Agosto, mas ainda está bem longe de tornar meu blog uma fonte de renda concreta. Na verdade está beeeeeeeeeeeeem longe .

Como Monetizar meu Blog de Culinária – Setembro de 2016

Este mês pesquisei um pouco mais sobre alternativas ao Google Adsense.

Encontrei um caminhão de possibilidades e fiquei cansado só de ver quantas alternativas existem por aí.

Continuei minha busca de anúncios CPM pois estou convicto que meu público não costuma clicar em anúncios, sendo assim, este tipo de anuncio parece ser a melhor opção de monetização para meu blog.

Como achei zilhões de agências de anúncios CPM no Brasil e ao mundo afora, entendi que precisava de um pouco mais de planejamento para começar a testar os banners, e não apenas incluir anúncios sem eira nem beira em todos os cantos do Blog. Precisarei anotar todas as variáveis de cada agència, bem como os ganhos prometidos e principalmente, o resultado que conseguirei com cada tipo de CPM.

Não vejo outra maneira de concluir quais das zilhoes de possibilidades resultam em maior ganho aqui no TEMPEROU

Sendo assim, optei por uma análise mais fácil, pelo menos mais próximo da minha realidade de Monetizar meu blog de culinária em Setembro de 2016. Resolvi focar em 2 questões :

  • Otimização dos anúncios Adsense, aqueles do Google
  • Experimentar algumas alternativas de anúncios CPA (“Cost per Acquisitions”) que estavam mais na “mão” como o Hostgator, Mailerlite – Email Marketing e continuar minha saga com a Amazon

Caraca , mas mês passado não deu ganho nenhum .

É verdade , entretanto dei um voto de confianca.

Números do Mês:
Ganhos:

O Total de ganhos deste #2 mês de Monetização no TEMPEROU foram US$ 11,69. Com a cotação de 31 de Setembro de 2016 isso seria equivalente à R$ 38,01. Uauuuuuuuuuu quase dobrei o ganho do mês passado. (Kkkkkkkkkk continua não sendo muito mas lembre-se eu ganhava Nada X Nada por mes)

Ganhos Totais do Mês: R$ 38,01

Custos:

O Único custo que tive este mês foi o serviço de Hospedagem do Blog. Mais uma vez indico a HostGator pois os planos são ótimos e bem mais em conta que o restante do mercado. Super estável , estou bastante satisfeito. Indico a todos.

Como no ultimo mês, eu não vou abater o valor deste custo do total de ganhos porque a minha hospedagem é do tipo Multi-site, onde hospedo o site de minha esposa para produtos de artesanato em patchwork. Como é um site de venda de seus produtos artesanais, este custo já está pago. De qualquer forma coloco abaixo o destaque dos valores:

  • HostGator – R$ 22,90 porém considero R$ 00,00

Custos Totais do Mês: R$ 00,00

Saldo do Mês de Setembro de 2016: R$ 38,01
Visão Geral Google Adsense:

Abaixo eu coloco o gráfico de Visão Geral do Google AdSense para verificação das informações:

Monetização Setembro 2016 - Dashboard Adsense

Monetização Setembro 2016 – Dashboard Adsense

Como fiz no mês passado, acho interessante incluir os 10 maiores ganhos estimados no Adsense durante o mês.

Veja que o maior valor de clique foi de US$1,58 e aconteceu 1 vez durante todo o mês, entretanto perceba que tivemos 11 cliques com ganho estimado de U$ 0.99, o que foi ótimo.

Isso foi resultado da Otimização de Anúncios e testes A/B com Adsense, que aprendi a fazer com as dicas Blog Empreendendor Digital e a matéria do Bruno Picinini.

Monetização Setembro 2016 - Dashboard Adsense 10 Maiores Ganhos

Monetização Setembro 2016 – Dashboard Adsense 10 Maiores Ganhos

Fiz muito teste A/B com Adsense. Retirei todos os anúncios, desabilitando o plugin do Adsense no wordpress.
Deixei apenas 1 Banner logo abaixo do titulo do Post alternando o código dos estilos do anuncio.

Criei 5 estilos diferentes alterando as cores do texto principal e vinculei por 7 dias cada utilizando o Advanced Ads Plugin para WordPress (super recomendo para testes A/B – Plugin Advanced Ads aqui).

Resultado: ao contrário do que diz o Google, que indica colocar até 3 anúncios por página, verifiquei que quanto menos melhor.

Hã, 1 é melhor que 3??????

Isso aí!!!!. 1 anúncio por página, resultou em ganhos maiores para mim.

Me parece que o Google considera a disponibilidade de espaço para os anúncios no preço para os anunciantes. Igualzinho lei da oferta e da procura e nesse caso quanto menos oferta maior o preço.
Além disso, após meus testes, consegui identificar qual o estilo de anúncio converte mais em meu site.

O bounce rate, que é a taxa de rejeição do seu blog — indica quantos visitantes acessaram uma única página do seu site e em seguida saíram sem clicar em nada — melhorou consideravelmente. Quase 8% de Agosto para Setembro já que a página ficou bem mais limpa sem “poluição publicitária”.

Visão Geral do Tráfego do Mês:

No último mês publiquei as informações de usuários únicos, visualizações de páginas e sessões pois entendo que são bem importantes para a análise de Monetização. Sendo assim, segue abaixo o painel de Setembro de 2016:

Monetizacao Setembro 2016 dashboard analytics

Pontos positivos:
  • Aprendizado Adsense – Além de ter me dado noções de Teste A/B, também consegui tirar muito mais dos espaços de anúncios em meu Blog.
  • 1 bilhão de alternativas CPM – Sinceramente não sei nem por onde começar, mas mês que vem vou cair dentro dos anúncios CPM
  • Tentativas CPA e Afiliados – conheci algumas alternativas de Anúncios CPA e , apesar de não ter conseguido ganhos nenhum este Mês com este tipo de anúncio, vou estudar bastante para otimizar futuramente.
  • Vícios em números – Não sei se isso é positivo ou negativo. Coloquei aqui porque fui obrigado a entender o que significa cada indice de monetização da web. Infelizmente você somente aprenderá praticando.
  • Relação poluição visual x Rejeição do Site (BounceRate) – Como expliquei acima, a diminuição de anúncios melhorou o meu BounceRate mensal.
Pontos negativos:
  • Muitas informações disponíveis – A cada busca na web por palavras como CPC, CPA, Alternativas anúncios CPA, CPM Brasil, Anúncios por visualização, você tem a certeza que não conhece absolutamente nada desse business. É necessário estudar demais para não fazer besteira. Conclusão – anotei as melhores paginas e vou começar a estudar.
  • Muitas disponibilidades de afiliados no mercado – Única coisa que vou dizer aqui – Garimpe ao máximo. leia todas as Políticas de afiliados existentes. Não negligenciem isso. Você pode estar entrando em uma furada.
  • Cadê a Amazon? – Continuo sem saber
Resultado do Mês:

Mais uma vez enfatizo que não é importante , ainda, o que ganhei com o Blog monetariamente falando. O importante aqui é dividir o aprendizado e quem sabe um dia , ganhar muito mais e mais, mais, mais com o retorno de vocês que chegam até aqui.

Fico muito feliz de poder dividir com vocês estas informações e quem sabe ajudar alguém.

como monetizar meu blog de culinária - protetor solarComo de costume fiz uma busca pelo saldo final exato no Google e este mês conseguiria comprar um VICHY CAPITAL SOLEIL PROTETOR SOLAR HIDRATANTE . Pô , pode salvar sua vida dependendo da situação kkkkkkkkkkkkkkkk

Obrigado por nos visitar mais uma vez. Espero que também tenha aprendido com minhas experiências.

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Abraços e até a próxima

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