Como temperar Costela de Porco para churrasco


Como Temperar Costela de Porco para churrasco

Como Temperar Costela de Porco para Churrasco

Aprenda Como temperar Costela de Porco para churrasco e deixá-la tostadinha, suculenta e soltando do osso. Não existe porquinho mais gostoso para o churrasco e o melhor, é fácil demais de preparar O Segredo é a Mostarda . Esse porquinho é sensacional!! Sucesso garantido!!!

Da uma olhada nesta foto. Da vontade de morder a tela, não dá? Ficou bom demais.

Como Temperar Costela de Porco para churrasco

Tempo de PreparoTempo de CozimentoTempo TotalPorçõesAutor
15 minutos1 hora e 15 minutos1 hora e 30 minutos4-5Léo Aguiar

Receita:
Ingredientes
  • 1 costela de porco fresca (~ 2 Kg) 
  • 4 colheres de sopa de molho de mostarda de boa qualidade
  • Sal grosso
  • 2 colheres de sopa de tempero completo (ex: Salho)
  • limão para temperar ao servir
Modo de Preparo

Escolha uma costela de porco com bastante carne, pois aquelas magrinhas não dá nem vontade de come. Ahhh e diga ao açougueiro que você irá fazer um churrasco com essa Costelinha. Assim ele terá mais respeito, rsrsrs.

Outra dica importante é comprá-la fresca, no açougue de preferência já que as opções congeladas não são boas para este prato, seja pelo sabor , pela textura, pela aparência, pela qualidade e o que você quiser mais …..

  • Limpe a costela retirando as partes do couro, se já não foi limpa no açougue
  • Espalhe 2 colheres de sopa de molho de mostarda de cada lado. Espalhe bem com os dedos cobrindo toda a carne. A Costela vai ficar amarelinha
  • Em seguida misture em uma vasilha o sal grosso com o tempero completo.
  • Jogue a mistura de sal de cada lado do porco. Não precisa salgar demais. Basta uns 2 punhados de cada lado
  • Leve à costela em uma grelha de fechar à churrasqueira já acesa, com fogo alto, e coloque na parte superior.
  • O tempo de cozimento pode variar dependendo do braseiro, mas uma dica é deixar acima de 1 hora virando sempre para dourar dos dois lados da carne

A costela precisa ficar na parte de cima da churrasqueira para cozinhar devagar. Com carne de porco mal passada não se brinca. Ao final do cozimento você poderá baixar um pouco para dourar a carne com mais rapidez se quiser.

  • Esprema algumas gotinhas de limão e mete bronca!!! 

Pode servir esta carne com uma farofinha de alho, Arroz Maravilha, salada de batatas e vinagrete de cebola na brasa (qualquer dia coloco essa receita aqui também). Também combina bem com uma Salada de Verão.

Servem 4 – 5 pessoas

Conheça a História de como aprendi esta Receita:

Desde que comecei a namorar com a minha esposa, escuto falar na receita do meu sogro de como temperar costela de porco para churrasco. Nunca dei muito valor à carne de porco e não liguei muito para a “lenda” da costelinha do Murilo. Da primeira vez que comi, não me intrometi e fiquei apenas observando os preparativos.
A costela fresca realmente estava bonita. Meu sogro besuntou tudo de mostarda , deixando tudo amarelo. Depois que passou a mostarda criando uma pasta, pensei : “quando colocar isso na brasa vai cair tudo na minha churrasqueira e vai fazer uma fumaceira só!!!!” Me enganei. Aquela belezura tostadinha entrou para o livro das maravilhas do Churrasco.

Desde aquele dia, a Costelinha de Porco na Mostarda virou um prato garantido no meu Hall de receitas gostosas e não existe churrasco sem essa costela. Digo à todos que não existe ninguém que sabe temperar melhor uma costela de porco para um churrasco. Também pode ser feito da mesma maneira com lombinho de porco fresco que fica uma maravilha. Dessa maneira o lombinho não fica ressecado como no forno!!!!
Agradeço demais ter provado esta maravilhosa combinação, já que apenas depois desse dia aprendi a adorar não somente a costelinha de porco na brasa, mas também o porco no rolete, o leitão à pururuca, o pernil assado, o lombinho no suco de laranja, o torresminho, o…….

 

Banner Artesanato Gourmet Temperou

  • Roger

    Eu não gostava de fazer churrasco de porco em peça (costela de porco,por exemplo) mas lendo esta receita super simples e ver a.foto.do resultado final eu fiz uma peça hoje é ficou maravilhosa,deliciosa,do jeito que ensinou….a família toda adorou o.porxo…parabéns pelo.jeito simples de ensinar….amamos a receita…parabéns e obrigado

    • Leo Aguiar

      Ola Roger . Realmente além de gostosa essa receita é bem fácil. Que bom que gostou. Eu adoro e faço sempre. Como aconteceu aí, a família toda adora.
      Obrigado pela leitura e volte sempre
      Léo Aguiar

  • jorge

    O tempero completo é aquele tipo arisco?

    • Exatamente Jorge. É aquele do tipo arisco, inclusive pode ser aquele sem ou com pimenta.
      Grande abraço. Depois me diga se a costelinha ficou boa

  • Leo

    velhinho, parece bao o negocio heim?>
    soh uma duvida eh na mostarda. sou fa de mostardas de dijon ou inglesas (collmans)…na sua receita, um bom molho de mostarda vc quer dizer essas hemmer que achamos por aqui?? mostarda tipo americana??essas de buteco??
    abraco

    • Fala ai meu chará!!!!! Também adoro as mostardas inglesas e a dijon, mas nesse caso me refiro ao tipo hemmer ou heinz mesmo (tipo americana). Acho que a inglesa pode cair muito bem, mas a dijon pode deixar a carne um pouco amarga. Depois me conta como ficou!!!! Uma dica : para o porquinho não esqueça da mistura de sal grosso com tempero pronto, alem do limaozinho depois que estiver pronta. Outra dica , mas não para o preparo do porco: não sei se você já e experimentou as mostardas dinamarquesas ou suecas, são bem adocicadas e picantes!!!!!!! Abraços e volte para outras dicas e mais receitas

  • Vou tentar fazer essa receita, depois posto o resultado. 😉

    • Isso!! Tente fazer. Use uma boa e suculenta peça de costela. Você vai ver que delícia. Cai super bem com cerveja preta para acompanhar!!!! Abs

MENU