Pimenta Dedo de Moça em Conserva


Pimenta Dedo de Moça em Conserva - Alecrim, alho, cachaça, Dedo de Moça, Louro, Tomilho

Pimenta Dedo de Moça em Conserva

2 tipos de pimentas: do reino e dedo de moça , acrescente cachaça, alho, especiarias e terás uma Pimenta Dedo de Moça em Conserva por meses.

Pimenta Dedo de Moça em Conserva

Tempo de PreparoTempo de CozimentoTempo TotalPorçõesAutor
10 minutos10 minutos1 vidroLéo Aguiar

Receita:
Ingredientes:
  • 3 xc de pimenta dedo de moça sem o talo
  • 1 1/2 cs de pimenta do reino em grãos
  • 2 dentes de alho
  • 1/4 de cebola pequena
  • 2 folhas de louro pequenas
  • 1 raminho de alecrim pequeno
  • 1 raminho de tomilho pequeno
  • 1 cc de sal
  • 200 ml de vinagre de maça
  • 200 ml de cachaça
  • 1 pote de vidro limpo com tampa para vedar
Ingredientes Pimenta em Conserva 1

Ingredientes Pimenta em Conserva 1

Modo de Preparo:
  • Limpe todos os ingredientes com água corrente e seque bem com um pano limpo
  • Despreze as pimentas machucadas
  • Faça um corte ao longo de um dos lados de cada pimenta dedo de moça.

É importante que não abra a pimenta ao meio. Os cortes servem para fazer com que os grãos , do lado de dentro, fiquem em contato com o líquido pois são fortes e passam sabor e ardência.

  • Com uma faca amasse grosseiramente os grãos de pimenta do reino.
  • Ferva água em uma panela maior que o pote de vidro e coloque-o dentro para esterilizar
  • Deixe ferver por 4 minutos e depois ferva a tampa por mais 1 minuto.
  • Retire o vidro com cuidado, apoie de cabeça para baixo sobre um pano limpo e aguarde secar por completo.
  • Disponha organizadamente ao fundo do pote, a cebola , o alho, o tomilho, o louro e o alecrim e a pimenta do reino.
Ingredientes Pimenta em Conserva 2

Ingredientes Pimenta em Conserva 2

  • Acrescente o sal e em seguida as pimentas.
  • Misture em uma vasilha à parte, o vinagre e a cachaça.
  • Despeje a mistura sobre o pote com as pimentas , até cobrir tudo.
  • Feche bem e somente abra após 3 semanas.

Voilá, Pimenta Dedo de Moça em Conserva pronta para fazer a festa daqueles que gostam de pegar fogo!!!!!


Este potinho dura por volta de 1 ano se guardada e utilizada com cuidado, sempre fechadinha. Nunca use utensílios sujos para servir a compota, caso contrário, perderá a pimenta.

Ficou tão cheirosa,  que recebi a visita de um amiguinho especial. Parece que gosta de uma pimentinha!!!!

pimenta_compota_ingred3_750-342x733
Conheça a História de como aprendi esta Receita:
Gostar de Pimenta é costume

Primeiro provei a pimenta calabresa, vermelhinha em flocos, e achei quente, forte e muito gostosa. Sempre que fazia molho de tomate para uma macarronada, como esse Farfalle Mediterrâneo, enchia de pimenta calabresa e as vezes adicionava a do reino para deixar mais forte. Quanto mais picante melhor. A macarronada até ficava sem gosto, cheia de pimenta rsrsrsrsr. Coisas de quem ta aprendendo!!!

Depois de alguns anos comecei a provar aquelas de restaurante de comida caseira, que ficam nos potinhos sobre a mesa , repletas de pimenta malagueta ou dedo de moça amassadas. Hummmm só de pensar , lembro do gosto. Cada uma mais forte que a outra. A melhor delas provei em Manaus, em um restaurante de peixada onde comi uma costela de tambaqui. Era a pimenta murupi, amarelinha parecendo uma miniatura da dedo de moça. Simplesmente maravilhosa. Picadinha com arroz , é sacanagem de tão boa!!!! Além dessa, gosto muito da dedo de moça, que é a estrela desse post Pimenta Dedo de Moça em Conserva. Criei o costume de usar a danadinha em vários pratos como tempero, até no bacalhau em postas. Faz aquela diferença.

Empacotando a danadinha da Pimenta

Dizem que para fazer uma compota boa tem quer a manha, a mão certa, se não, vai desandar, ou não ficará forte, ou gostosa. Eu concordo em partes. A manha vem da criatividade e de algumas dicas. Já escutei que pimenta boa é de azeite, ou de cachaça, de vinagre e até de whisky. Te juro que provei de vários tipos e maneiras, com pimentas inteiras, amassadas, em pasta, meio a meio, como molho e posso dizer que tanto faz e depende do que e aonde irá usar. Uma gotinha dessas nesse Arroz de Forno com Frango Desfiado ou nessa Torta de Frango com Requeijão faz toda a diferença. Depende do tempero que colocará na composição e do tempo que deixará madurar.

A base aprendi com meu sogro, que faz cada uma mais gostosa que a outra, e alguns outros detalhes aprendi em diversos lugares.

 


10 comentários sobre “Pimenta Dedo de Moça em Conserva

  1. André Leal

    Vou Fazer essa para ver como fica, uns tempos atras fui na casa de um amigo, que fez uma na hora e me deu de presente, mas ele fez uma mistura, levou ao fogo flambando com Whisky, ficouuu bom demais !!! depois que abri acabei com o vidro em uma semana !!!

    1. Leo Aguiar Autor da Postagem

      Olá André , faça mesmo. Acho que vai adorar. Se quiser pode trocar os temperos pelos que gostar mais. Substituí parte da pimenta dedo de moça pela malagueta, na proporção 2 para 1 e ficou muito bom também.

    1. Léo Aguiar Autor da Postagem

      Sim Evaldo , não há problema não. Normalmente o alho fica com uma coloração parecida com verde ou meio cinza/azulado por conta de suas enzimas em reação com o iodo do sal. Quanto mais novo o alho, mais enzima ele terá e mais coloração em contato com o sal. Alhos mais maduros tem menos enzimas. Pode comer que não está estragado não. É assim mesmo. Espero que tenha gostado da receita. Abraços Léo Aguiar

  2. César Dantas

    Muito bacana este post sobre pimentas. Sou fanático, coloco pimenta em todos os pratos salgados e estava procurando uma receita de conserva para dedo de moça. Achei a receita e adicionei seu blog em meus favoritos. Gostei do texto, do propósito do blog e do nome. Abraços.

    1. Léo Aguiar

      Que legal César. Também adoro pimentas, principalmente as mais ardidas e saborosas. Fico feliz que tenha gostado. Esta semana vou postar um risotto de camarão com alho poró, que por sinal com essa pimentinha fica incrível!!!! Abraços Léo Aguiar

  3. Ricardo figueiredo

    Adorei a historia,os comentarios e obrigado pelas dicas. Meus avos eram do Para. Dedo de moça eles comiam in natura,as dentadas,acompanhando as refeiçoes. Adoro pimentas e molhos desde criança. Prefiro as cumaris e as d cheiro. Mas todas sao boas. Abços…

    1. Léo Aguiar

      Muito legal Ricardo, que bom que tenha gostado. Eu adoro pimentas também mas não ha ponto de comer a dentadas. Prefiro aquelas conservas que se misturam temperos e tipos diversificados de pimentas. Adoro a Murupi da amazonia, amarelinha, a caiena, aquelas mexicanas do tipo Tabasco e Habanero, bem forte. Mas a dedo de moça, tem um toque especial de sabor e ardência. Muito bom mesmo.

      Valeu pelo comentário!!!!! Volte sempre para outras receitas e historias de culinária!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU